Blogsattva, Bodhisattva: Alemanha 4 X 0 Argentina

Em pleno Templo gerar bodichitta por Los Hermanos!

Acabo de ver o VT  de mais uma partida de quartas de finais: Alemanha 4 x 0 Argentina (nós editores do Blogsattva estávamos em reunião na hora da contenda). Tenho que confessar, estava curioso para ver esse jogo. Na verdade, estava “mordido” para assistir a peleja.

Afinal, essa é a COPA. Digo, não a desse link que você clicou e que vale a pena clicar; essa é de Dzongsar Khyentse Rinpoche, mas, sim, a copa do mundo de 2010, com toda a sua tradicional rivalidade Brasil-Argentina. Nós, obviamente, já eliminados…

Enquanto nos reuníamos para decidir sobre questões do Blogsattva, a cada pipocar de rojões, sabíamos que a Argentina caía e caía; foram quatro as rajadas fatais. Era o Brasil inteiro, e muitos de nós talvez, torcendo pela partida de Los Hermanos, de preferência por goleada…, de volta para a Argentina. Mas e a nossa bodichitta? Por ellos, Los Hermanos…?

Argentina eliminada

Um abraço carinhoso de uma grande jogador a outro

Para muitos, esta certamente é uma prática de extrema dificuldade, imaginem , torcer pela Argentina, nossa arqui-rival (e olha que a recíproca é verdadeira, confira aqui).

Mas pensei, findo o VT, obviamente, que muito embora a grande maioria dos Argentinos, seguindo a tradição, estivessem felizes por nossa derrocada de ontem frente à Holanda, que não deveríamos nos sentir assim em face da mesma derrocada que chacoalhou o povo Argentino.

Afinal, somos ambos países formados por povos sofridos, onde o futebol é a válvula de escape de uma população carente e necessitada.

Então, devemos, entre nós — argentinos e brasileiros — gerarmos uma compaixão mútua, nós por eles, eles por nós, e regozijarmos-nos pela vitória dos que permaneceram no campeonato e quem sabe, desta vez, a copa vá para um país que nunca a tenha tido nas mãos de seu capitão, a erguê-la, com felicidade, pela primeira vez; e melhor: em um país-sede, também carente, que pode vivenciar esse espetáculo maravilhoso que nos faz, como a eles, por vezes, esquecer o sonho da vida.

Anúncios

Sobre Marcelo Thiollier

No caminho, felicidade tem outro nome. On the path, happiness has another name.
Esse post foi publicado em atividades, Compaixão, Fotos e marcado . Guardar link permanente.

4 respostas para Blogsattva, Bodhisattva: Alemanha 4 X 0 Argentina

  1. Francesca Sperb disse:

    Nunca pensei que este blog fosse falar tanto de futebol. 😉

    • Marcelo disse:

      Acho que agora não vai mais…Estamos fora da copa. Mas interessante notar como nossa cultura brasileira permeará o budismo, quanto o budismo nos permeará.
      —– do meu iPhone

  2. bianca lefosse disse:

    Comecei a ler com a mesma aversão que vc teve no início da partida…mas aos poucos fui me sentindo mais à vontade com seu comentário sobre a “raiva” que os brasileiros tem dos Argentinos. Eu sou filha de Argentino e mãe paulista.Toda minha família por parte de pai está espalhada na Argentina.Todas as vezes que viajei para lá, assim como muitos conhecidos, fui bem recebida.A verdade é que os Argentinos tem paixão pelo brasil. A rivalidade limita-se apenas ao futebol. Concordo com você.Compaixão mútua. E como disse Guru Rinpoche (testamento do prego):”não devemos nos apegar à pátria”, certo? essa copa gerou sofrimento em mim duas vezes: primeiro com Brasil, depois com Argentina… Keep Going e que vença o melhor!!!!!!

    • Oi, Bianca, meu Post não tinha a intenção de falar em aversão ou raiva, longe de mim, adoro a Argentina e o povo argentino. Falava de richa, no fundo uma grande brincadeira social, que as vezes, por alguns, é levada por demais a sério. Mas, no esporte, alguém tem que acabar levando. Desta vez não foram os brasileiros, nem mesmo os argentinos. Como disse, torço que a taça vá para um país que ainda não tenha levantado a copa para a felicidade de seus torcedores. Valeu pelo seu comentário! E continue nos acompanhando. O http://www.blogsattva.org está mostrando toda a sua interatividade com nossa comunidade e outras também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s