Mais sobre o passeio

A Maria Paula também esteve no passeio com Lama Tsering no último domingo e ficou inspirada a escrever uma colaboração para o blogsattva:

“Ele não está mais…

Cemitério da Consolação, domingo, 27/7, alunos em fechamento de retiro com Lama Tsering. Assim que cheguei, lembrei que meu pai estava enterrado lá… Tive um ímpeto ligeiro de procurar sua lápide. Isto porque, quando faleceu, eu estava no exterior a trabalho. Não vi meu pai morrer tampouco vivi o luto em família, mas em silêncio nas longínquas terras canadenses. Mesmo que desejasse correr para o Brasil não havia tempo. Não havia mais tempo. Estava morto e eu, a milhas daqui. Acenei procurar a administração do cemitério para checar a localização da lápide quando cruzei com Lama Tsering. “Meu pai está aqui”, tentei reviver o luto não vivido no cemitério.

“Sim”, disse ela. “Muitos pais estão aqui, os pais de muitos estão…”. Lembrar do pai não está mal. Mas Lama Tsering lembrou também que precisamos sempre corrigir nossa motivação, lembrar de todos, pais e mães que cruzamos diariamente, e de todos aqueles que já são parte das terras do cemitério. Aquecer a bodichita para ampliar nosso amor e cuidados na inclusão de todos os seres, sem rejeições nem preferências. Lembranças indo e vindo, salta em minha mente uma preciosa prece dividida pelo precioso Jigme Rinpoche a seus alunos durante um retiro. Seu conteúdo – não literal – é basicamente… Que a bodichita, preciosa e sublime, possa chegar a todos os lugares, sem exceção. E onde ela já estiver, que possa aumentar cada vez mais. Que assim seja…” (Por Maria Paula Bonilha)

Sobre blogsattva

Somos o blog da comunidade do Chagdud Gonpa Brasil - Templo Odsal Ling. Estamos localizados na Rua dos Agrimensores, 1461, Cotia, São Paulo, CEP 06715-580, Brasil (travessa estrada do Capuava - acesso via Raposo Tavares) We are the blog of the community of the Chagdud Gonpa Brasil - Temple Odsal Ling. We are located at Rua dos Agrimensores, 1461, Cotia, São Paulo, CEP 06715-580, Brasil (at the corner of estrada do Capuava - access via Highway Raposo Tavares).
Esse post foi publicado em atividades, Budismo, Colaboradores, Visitas e Viagens e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Mais sobre o passeio

  1. Muito lindo! Quando estive lá, neste mesmo passeio, aproveitei para visitar onde meus pais foram enterrados. Mas, conforme fui passando por todos aqueles túmulos, lápides e capelas, fui me lembrando de tantas pessoas que conheci, famílias que eram do círculo de amizade da minha família, amigos de infância; porém, ouvindo a Lama Tsering naquele dia, o sentimento que me tomava foi expandindo, expandindo, crescendo e crescendo, com um forte sentimento por todos que saudosamente ali foram enterrados e deixaram esta vida. O seu Post, querida Maria Paula, ou MP, como gosto tanto de lhe chamar, lembra bem esse sentimento do coletivo. Que possam todas essas pessoas terem tido um resnacimento merecedor de virtudes. Obriagdo por suas lindas palavras.

  2. Aracéli Martins disse:

    Ah, como ainda é difícil falar disso, mesmo vivendo no corpo a finitude e a impermanência com o passar dos anos. Pensar nessa moça que não conseguiu chegar do exterior para o enterro de seu ente querido, como uma grande amiga minha que também tem o pai enterrado lá na Consolação e estava na Alemanha quando ele morreu. Mas ver a foto tão cheia de paz de vocês em volta da querida Lama Tsering aprendendo, aprendendo todos os dias me trouxe a consolação que nomeia o cemitério. Que todos vocês perseverem no caminho e sejam esse conforto que foram na visita ao Lar das velhinhas, que se maravilhem com os bebês e as pessoas lindas que cruzam nossas vidas.

  3. rogério christofoletti disse:

    Muito lindo, muito sensível. Superar, ultrapassar, deixar para trás. Reviver, fortalecer-se com a dor, reformar a memória. E ir adiante. Sempre.

Deixe um comentário

