A Caminho do Mestre Dilgo Khyentse Yangsi Rinpoche

Tomei uma decisão difícil.

Sim, para muitos, certamente, a decisão de encontrar Dilgo Khyentse Yangsi Rinpoche seria uma decisão fácil, desde que houvessem recursos e tempo para isso. Bom, parece que eu tinha ambos, em vista do Karma e circunstâncias que me propiciaram fazer esta viagem. Mas mesmo assim foi, sem dúvida, uma decisão difícil, especialmente no último dia antes da minha partida.

Os motivos certamente ficarão para um outro Post, ou para mim mesmo, pois claro que o importante deste é relatar o meu caminho ao encontro do Mestre.

Uma das coisas mais importantes  nessa viagem, é ter sido eu incumbido de levar comigo Khatas e oferendas de pessoas da Sanga. É uma confiança imensa que essas pessoas depositaram em mim e assim tenho mais um motivo para jamais fracassar em direção do caminho do mestre.

Aqui estou eu em Boston, olhando do “harbor” para essa cidade tão linda e histórica,

Boston ao por do sol

preparando-me para a fazer a perna final, de automóvel, de Massachusetts até Vertmont, a 2 horas da fronteira canadense. Lá, em Vershire, é onde encontrarei e terei esse enorme privilégio de ver Dilgo Khyentse Yangsi Rinpoche em pessoa, frente a frente, e receber ensinamentos e inciações. Carrego no meu coração toda a nossa Sanga, do Chagdud Gonpa Brasil,  do Khadro Ling, e os mais próximos ainda do Odsal Ling. E também todos as pessoas que conheço, mesmo que não budistas, mas que comigo têm uma conexão e os demais seres também.

Para chegar aqui precisei enfrentar enormes obstáculos, em especial com minha filha, que voava dos Estados Unidos para o Brasil para nos visitar por uma semana.

Eu não conseguiria dar-lhe uma semana, em razão das datas que coincidiam. Porém, tinha tudo planejado para passar a segunda-feira todinha com ela e pegar o avião  para os Estados Unidos no final da noite. Mas as causas e condições, certamente do meu Karma, não propiciaram tal encontro tão querido e pelo qual eu tanto esperava, ver minha filhinha… O avião que ela pegaria na segunda perna para o Brasil teve uma pane e não pode decolar. Assim, enquanto ela vinha eu ia e enquanto ela ia eu vinha …Cruzamos-nos no ar! Pensei em um momento ser aquele o momento que seu avião passava sobre o meu e que de alguma forma ela sentisse todo o meu amor mesmo em um desencontro.

As críticas foram severas não só a mim mas a tudo que acredito. Como não poderia deixar de ser, uma jovem mulher residente do Samsara, um Samsara bastante intenso no Estados Unidos da América, imediatamente atacaria e culparia a tudo e a todos por esse infortúneo de ter sido privada de ver o pai por essa tal de “religião”.

Tudo, acredito eu, e conforme tão lindamente me foi aconselhado, faz parte da minha peregrinação rumo ao Mestre. E que assim seja! Como muito bem me foi lembrado, nosso querido Chagdud Tulku Rinpoche semprem dizia: “em um dia de sol, a sombra é forte… “

No avião vim ouvindo o Caminho do Bodhisattva, sim, as palestras de Dzongzar Khyentse Rinpoche, no Brasil. Ouvia alto e claro com o meu “noise assassin”, um aparelhinho fenomenal que neutraliza o barulho das turbinas do avião. Os ensinamentos me acalentavam o coração e tudo que se passou para eu poder estar aqui.

Boston at night

Boston ao anoitecer

E assim, aqui estou, feliz pela vida ter-me dado essa oportunidade, pelas pessoas que me incentivaram a seguir esse caminho. Ah, foram tantas…

Tentarei manter uma regularidade de posts no Blogsattva sobre a visita e os ensinamentos de Dilgo Khyentse Yangsi Rinpoche nesse próximo fim de semana.

Então, pessoal: “keep it post it…”

Sobre Marcelo Thiollier

No caminho, felicidade tem outro nome. On the path, happiness has another name.
Esse post foi publicado em Budismo, Ensinamento, Fotos, Mestres, Retiros, Visitas e Viagens e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A Caminho do Mestre Dilgo Khyentse Yangsi Rinpoche

  1. Maria Paula disse:

    Puxa, Marcelo, fiquei alguns dias sem acessar o blog e não soube de sua ida… adoraria ter enviado uma oferenda. Enfim, que maravilha que está por aí. Boas práticas e iniciações. Possam todos se beneficiar!

Deixe um comentário

