Retiro de Vajrasatva

A Lama Tsering com toda sua bondade, generosidade e sabedoria vêm incansavelmente fazendo o melhor que pode para proporcionar oportunidades incríveis para que possamos praticar o dharma.

O ano de 2011 começou de uma maneira muito auspiciosa. Na virada do ano, acendemos mais de 700 lamparinas enquanto fazíamos preces e orações em benefício de todos os seres.

Agora estará acontecendo um retiro de Vajrasatva no templo Odsal Ling e eu gostaria de convidar todos vocês, queridos leitores do blogsattva, a participar desse retiro.

 O retiro do começo ao fim terá a duração de 6 semanas, mas como são poucas as pessoas que podem dispor de tanto tempo, a Lama Tsering estruturou a programação de um modo flexível, assim é possível participar por apenas 10 dias, ou 1 semana, ou 1 final de semana.

Neste retiro só não dá para participar apenas por 1 dia, a participação mínima é de 1 final de semana do começo ao fim. Mas são 6 finais de semana disponíveis entre janeiro e fevereiro que você pode se organizar e escolher a melhor data para participar.

Além dessas possibilidades quem não puder vir até o templo também poderá fazer a acumulação do mantra de Vajrasatva no centro urbano de segunda a sexta das 20 às 22hs.

(Veja mais detalhes e informações sobre a programação de retiros.)

Gostaria do fundo do coração poder encontrar todos vocês pessoalmente nesse retiro, já pensou? Seria maravilhoso!!! Mas sei que por mais que a gente queira nem sempre dá para juntar todas as condições necessárias para fazer um retiro.

Mas mesmo aqueles que não puderem estar presente fisicamente, não deixem de participar com sua prática, mente e coração.

Afinal praticar a meditação é o tipo de coisa que podemos fazer a qualquer hora e em qualquer lugar.

Sementes do Dharma: Qual a melhor hora para meditar?

“As pessoas dizem ter muitos motivos para não fazer a prática espiritual. Algumas dizem que não acreditam nos ensinamentos; outras sentem que não estão prontas, ou que não tem a capacidade necessária.

Isso, porém, é um erro. Quer acreditemos ou não no samsara, é aqui que estamos. Quer acreditemos ou não no carma, nós o estamos criando. Quer acreditemos ou não nos venenos da mente, eles estão aí. Que vantagem há em não se acreditar no remédio?

Quer estejamos ou não prontos para fazer a prática, a morte e as doenças não vão esperar. Por que não nos prepararmos? Por que não desenvolver a capacidade de ajudar a nós mesmos e aos outros? Estamos prontos para beber veneno, mas não para tomar o remédio.

Não meditar depois de termos recebido os ensinamentos é como comprarmos todas as nossas comidas preferidas, arrumá-las bem na cozinha e então não comer. Vamos morrer de fome. Meditar é como comer: nossa despensa está cheia e nós partilhamos daquilo que coletamos.

Em vez de dizer, “Não tenho tempo hoje, amanhã vou meditar. Não tenho tempo nesta semana, vou fazer na semana que vem. Este ano tem sido muito corrido, vou deixar para o próximo ano”, precisamos sentir uma necessidade imediata de fazer prática – agora mesmo, não apenas hoje, não apenas nesta hora, mas neste exato momento. ”(Chagdud Rinpoche, Portões)

Anúncios
Esse post foi publicado em atividades, Buddhism, Budismo, Chagdud Tulku Rinpoche, Citação, Eventos, Guru, Meditação, Meditation, Mestres, Practice, Prática, Quote, Quotes, Retiros, Retreat, Teachings, Templo e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Retiro de Vajrasatva

  1. rigpa disse:

    E se quisermos fazer uma oferenda para este período de retiro como fazemos?

  2. Para fazer oferendas para o período do retiro de Vajrasatva, você pode ir na página inicial do website do Odsal Ling (www.odsalling.org) e encontrará, no final dela, um link para fazer oferendas de lamparinas, tsogs e doações. No formlário que você preencherá você pode indicar a destinação da oferenda, a dedicação do mérito e estes serão lidos durante as práticas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s