Tashi Delek, um post especial: Tashi Delek, a special post

LOSAR

TASHI DELEK!

Um aniversário especial à Mestre: Chagdud Khadro

Bilingual Post. Follow this link for the English Text

Entramos no novo ano tibetano em 2011, o Ano  da Lebre de Metal (lcags-mo yos-lo, 2138), considerado, em geral, como um dos mais afortunados anos possíveis.

E pensei que, em comemoração a esta entrada de ano novo, deveria deixar aqui para os leitores, um post que considero inspirador e muito especial, que demonstra o amor, respeito e dedicação dos alunos ao seu mestre. Afinal, o Guru Ioga é um dos pilares do budismo tibetano. Nas palavras de Sua Santidade, o saudoso, Dilgo Khyentse Rinpoche: …”A devoção é o coração da prática do Guru Ioga; de fato ela é a prática em si” (1)

E acredito que a história que se segue demonstra, na prática, toda essa devoção ao Mestre.

Bom, muito falei sobre um janeiro precioso neste começo de 2011 no Khadro Ling, em Três Coroas, no nosso Estado mais ao Sul, o Rio Grande do Sul, que tanta adimiração tenho por suas belezas naturais e sua gente.  Sobre os diversos posts a respeito dos eventos de janeiro no Khadro Ling, sigam esses links, pois vale a pena revê-los: Tesouros de Chagdud Tulku Rinpoche, Generosidade e o Retiro de Powa e Khadro Ling, um Janeiro Inesquecível.

Porém, acredito que, em minhas histórias, o melhor ainda está por vir. E nada melhor ainda do que dela falar neste Losar. É que durante o retiro de Powa, deu-se o dia do aniversário de Chagdud Khadro, nossa Khandro-la.

Certo que todos planejamos uma arrecadação para comprarmos e darmos a ela um belo presente de aniversário. Só que a informação vasou. Imaginem! E logo que ela soube do fato, que corria às escuras, com toda a sua generosidade, anunciou na prática da tarde que gostaria que qualquer recurso arrecadado para comprar-lhe um presente deveria ser enviado a um de nossos irmãos Vajra em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, cidade que sofria com as tremendas chuvas e desabamentos, que abalaram aquele Estado e ceivaram a vida de tantas pessoas.

E claro que fizemos um arrecadação ainda maior e mandamos o dinheiro para lá, pois sabíamos que nas mãos de um praticante budista, não haveria o costumeiro desvio de recursos que infelizmente temos que presenciar nessas ocasiões em todos os cantos do mundo.

Sobrou, então, o improviso. Como homenagear a nossa Mestre, que com tanto amor recebeu centenas de pessoas no Khadro Ling? Veio então a idéia de fazermos uma apresentação com vários shows teatrais e musicais que sabíamos, por informações internas, eram atividades do gosto de Khandro-la.

A logística para montarmos, tão rapidamente, a nossa homenagem obrigou aos participantes do retiro de Powa a se desdobrarem nos intervalos, nos almoços, e jantares,  para que sobrasse tempo para prepararmos o roteiro, escolhermos os textos e músicas e colocarmos para funcionar o nosso presente surpresa a nossa Mestre.

E é assim que passo a seguir a mostrar a todos nossos leitores que surpresa foi esta.

Apresentadora/Hostess: Ana Elisa Alves – Produção/Production Marta Rocha

Khadro’s B-Day

Chagdud Khadro and Lama Rigdzin Samdrub

Chagdud Khadro and Lama Rigdzin Samdrub at Surprise Event

 

The Event


“Volver a los 17” performance Amitaba Lonely’s Hearts Club Band  & Latin American Sangha Group

“Reinterpretando Powa” [“Reinterpreting Powa”] performance Ana Elisa Alves, Karin Calazans Villapouca, Fatima, Antonio Carlos e Luiz Gustavo & Amitaba’s Lonely Hearts Club Band


Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mal – Little Red Hiding Hood: Sandra Miethke. Uma apresentação da Sangha do Chile. A presentation from our Sangha from Chile.

A pedido de Khandro-la tivemos que fazer uma nova improvisação, já que ela nos pediu um “bis”, que, obviamente, não havíamos ensaiado. Aí toda a improvisação brasileira se fez presente, sem ensaios ou preparações. E executamos mais duas canções, que seguem:

“Tarde em Itapuã” – “An Afternoon in Itapuã”, performance Beth na flauta (flute) & Amitaba’s Lonely Hearts Club Band

Da Bossa Nova para o Rock com “Give Peache a Chance” – From Bossa Nova to Rock with “Give Peace a Chance” peformance Hectore, violão/guitar

E nossa convidada também gostava de música clássica:

Um trecho de “Romance de Amor” – A piece of : Romance of Love”, performance Marcelo, violão/guitar

E assim foi esse evento maravilhoso, que a todos alegrou, que espero ter surpreendido nossa Vajra Mestre, Khandro-la, e cujo final foi dito em palavras e símbolos da prática que aprendemos por nossa querida Marta Rocha.


Segue um slideshow com fotos que nos marcarão, para sempre, a memória.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Parte do Grupo que participou do Retiro e festividades com um slideshow magnífico [Part of the Group who attended the Retreat and the festivities with a beautiful slideshow].

Fotografia [Photography by] por Mauriã Rodrigues Sabbado

TASHI DELEK!


Nota (1) in, “Guru Yoga” De acordo com as práticas Preliminares de Longchen Nyingstik, um ensinamento Oral  por Dilgo Khyentse Rinpoche, Snow Lion Publication, 1999, page 47, Edited by Rigpa).


Anúncios

Sobre Marcelo Thiollier

No caminho, felicidade tem outro nome. On the path, happiness has another name.
Esse post foi publicado em Amor, Bilingual Post, Buddhism, Budismo, Generosidade, Generosity, Guru, Guru Ioga, Guru Yoga, Master, Mestre, Practice, Prática, Tashi Delek e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Tashi Delek, um post especial: Tashi Delek, a special post

  1. William disse:

    “Amitaba’s Lonely Hearts Club Band”, also known as, “The Beadles”

  2. Marisa Kimie Tinen disse:

    Tudo lindo!! Parabéns a todos que participaram…

  3. Querida Marisa, que bom que você tenha gostado. É uma maneira que temos de dividir com todos as experiências maravilhosas que vivemos na prática do Dharma, sejam elas boas, sejam elas ruins, sejam elas neutras, sejam elas enfim, experiências que nos fazem trilhar esse caminho maravilhoso. Bjo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s